Muitos sabem que peneiras e testes são extremamente difíceis.
As chances de um jovem passar são de 1 em 100. Certo... só que não. Nem sempre as chances precisam ser tão pequenas a partir do momento em que você tem uma ideia básica do que o olheiro procura no jogador.
Além do olheiro poder aparecer na peneira e no teste, ele também pode estar presente em jogos amistosos ou campeonatos regionais, disputados por seu colégio/faculdade, pelo seu bairro ou até o time da cidade.
De uma forma bem geral é possível entender que todos olheiros tem o olhar clínico para alguns aspectos importantes dentro de campo.
A pergunta que fica para todos os garotos é: Eu colocaria como faço para desempenhar bem?
O segredo tá em focar nos pontos principais do que esses profissionais procuram, e depois de conseguir realiza-los, aí sim pode fazer coisas extras que você saiba fazer. Que são seus diferenciais como drible, bicicleta ou outros.
E o que eles procuram?
Independentemente da posição, eles primeiro avaliam a postura do jogador, como ele se porta sem a bola e com a bola.
Com a bola é fácil, basicamente você está mostrando o teu futebol, mas sem a bola é mega importante, porque demonstra como você enxerga o jogo e se você sabe tirar proveito disso desta visão do conjunto.
Quando falo tirar proveito entenda posicionamento, marcação, aparecer para receber a bola...
Dito isso a partir de agora você precisa começar a ser mais participativo dentro de campo, gritar de forma incentivadora com seus colegas, pedir a bola, ficar livre de marcação e aparecer para o jogo.
Outro ponto extremamente importante é se você joga em equipe ou é fominha.
Uma coisa é você ter habilidade, conseguir executar o drible e criar chance de gol.
Outra é toda bola que recebe querer resolver sozinho, mesmo em momentos que tocar seria a melhor opção.
Fominha perde a vez com olheiro. Ele entende que quem tem talento deve saber a hora de ser usado e a hora de esperar. ou não sua qualidade.
O condicionamento físico também conta. Claro que ele não quer que você seja uma máquina, porém ter condições de aguentar o jogo sem demonstrar o cansaço ajuda muito. Pensa comigo: e se você passar no teste ou ele te levar direto numa categoria de base para treinar com a equipe que já está dentro? Como você acha que estará o físico do time que joga sempre? Outra coisa, para a equipe, você está tirando a vaga de alguém lá dentro.
Por fim ele avalia se você joga de cabeça erguida, vendo o jogo e como são os seus fundamentos.
A parte técnica é essencial, você precisa demonstrar destreza nesse aspecto, uma vez que qualidade no passe, lançamento, domínio são pontos importantes para quem deseja ser jogador.
Em linhas gerais é isso que o olheiro avalia no atleta como um todo. Cada posição tem suas características, para determinar o que ele procura numa posição específica - é preciso avaliar uma por uma.
Se você tem interesse em saber o que um olheiro procura na sua posição, deixa um comentário aqui embaixo.